PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Estevão, Aveiro


Exposição de motivos
1- A implementação desta medida pretende “treinar” / “ensinar” os estudantes desde cedo a não confiar em informação proveniente de fontes não fiáveis, reduzindo assim o impacte das fake news.
2- Com uma população mal-informada, sem qualquer instrução e fundação política, e pensamento crítico, instala-se facilmente um solo altamente fértil ao surgimento e proliferação das fake news. Neste momento, ou os jovens atingem os 18 anos completamente ignorantes a nível político, ou a educação política é encarregue somente ao agregado familiar, altamente parcial. É um dilema entre desinformação e não-informação. Existe já uma disciplina de Ciências políticas atualmente, opcional e mais técnica, mas esta não inspira os jovens a participar democraticamente, e a discernirem notícias falsas de verdadeiras.
3- Esta medida realça o papel fundamental da educação no que toca no combate à desinformação, em detrimento da criação de instituições estatais de fact-checking potencialmente protagonistas de uma censura posterior. Pensamos ser adequada a inclusão deste tema na disciplina de Português, no seguimento do estudo da "Notícia", a partir do segundo ciclo até ao fim da escolaridade obrigatória.
Esta medida tem como objetivo ensinar a identificar uma boa fonte pois é fundamental não só para a vida, como para a realização de trabalho de qualidade no âmbito desta e de outras disciplinas.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver a prática de citar e recorrer a fontes credíveis/ fiáveis nos trabalhos de pesquisa desde o início da escolaridade obrigatória
  2. Criação da disciplina de Ciências Políticas A, que seria uma disciplina obrigatória do 7º ano até o 12º ano, com dificuldade crescente de temas, e que teria uma carga horária igual a Cidadania, sendo apenas necessário passar a disciplina (sem peso na média). Os alunos teriam alternadamente aula de introdução a um tema atual pelo professor e aula de debate moderado por este. Para reduzir as influências à opinião dos alunos, os professores seriam obrigatoriamente diferentes todos a cada ano.
  3. Inclusão do tema "Desinformação" no programa da Disciplina de Português, na unidade sobre notícias.