PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Aveiro


Exposição de motivos
Assistimos a um momento na história em que se tem mais acesso à informação do que em outros momentos, todavia, vê-se surgir o fenómeno da desinformação a partir da produção e da ampla disseminação de notícias falsas, pelo que a origem e autoria das mesmas é essencial para uma maior autenticidade, qualidade e impacto.
Tendo em atenção a sociedade espetáculo em que vivemos, como diariamente se expõe na TV, nos jornais em papel e digitais, nas novas redes da sociedade conectada.


Medidas Propostas
  1. Propõe-se uma medida que complementa, as existentes: - o período de nojo aplicado a entidades privadas/públicas. Este período deve seguir o exemplo do jogo: - faltas e multas, - suspensão das funções durante um período e respetivas multas, - irradiação das funções que exerce…
  2. Obrigatoriedade de apresentar (para estas mesmas entidades) sempre a fonte de informação numa publicação, por forma a interromper e a desestruturar a construção dessa contrainformação.
  3. Obrigatoriedade das Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter...) filtrarem, em primeira linha, o que é fakenew do que é informação fidedigna.