PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia


Exposição de motivos
Nos dias de hoje, a sociedade é bombardeada com a utilização das técnicas de comunicação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade , mediante a supressão ou ocultação de informações, daí a importância de alertarmos a comunidade ativa para este problema. Neste sentido refletimos e constatamos que através das redes sociais , qualquer um de nós pode ajudar a desinformar, partilhando ou apenas "gostando" de alguma imagem ou mensagem que não é verdadeira. É necessário fazer parar esta desinformação. Neste sentido pensamos em três medidas que possam combater a desinformação, alertando que é um esforço conjunto, no qual participam todos e onde nós jovens temos um papel importante e daí criarmos uma medida (1) que passa pela punição de quem publique uma notícia falsa, pois poderá fazer recuar aqueles que praticam a desinformação. Mas para isso, é necessário formar as pessoas, dar conhecimento sobre a desinformação/noticias falsas, por forma a que elas as consigam identificar. Assim sendo pensamos numa medida (2) que vai no sentido de dar formação/conhecimento e começando pelos mais jovens, sobre as formas/meios de identificar as fake news, ou seja, verificar a veracidade das noticias editas, conseguindo distinguir as VERDADEIRAS das que o não são. Aqui tem um papel importante a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no seu domínio "Medias", começando a apostar nos mais jovens. Para ajudar a combater este problema da desinformação teria que haver uma entidade reguladora (medida 3) dos meios de comunicação, para aferir da veracidade das notícias publicadas, ajudando nesse combate, sem fins lucrativos e desta forma todos poderiam aceder.


Medidas Propostas
  1. Todos aqueles que publiquem uma notícia falsa irão ser punidos com uma multa de 1500 Euros, a reverter para uma instituição acordada entre a vitima e o tribunal
  2. Obrigatoriedade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no domínio dos Media, desenvolver atividades no âmbito do subtema "Desinformação".
  3. Criar um sistema de verificação da veracidade das notícias publicadas , sem fins lucrativos, por uma entidade reguladora dos meios de comunicação.