PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Pinhel


Exposição de motivos
O sentido crítico é a maior arma para combater as “fake news”.
As “fake news” podem espalhar-se rapidamente através das redes sociais, dos sites de notícias e, até, dos jornais e podem afetar qualquer pessoa.
A preocupação sobre a disseminação de conteúdos falsos está cada vez mais presente pois podem fragilizar a estabilidade das sociedades democráticas. Colocam em causa a veracidade de tudo o que lemos e, consequentemente, consideramos que as “fake news” devem ser combatidas tenazmente! Queremos cidadãos informados que sabem reconhecer as notícias falsas. Por isso, propomos medidas concretas que pretendem combater as “fake news”, dando aos cidadãos ferramentas úteis para uma rápida deteção das informações falsas.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aplicação de rastreio de notícias falsas que dê, em tempo real, a veracidade da informação que circula na Internet. Funcionaria como um detetor de mentiras e evitaria que as pessoas partilhassem informação falsa.
  2. Criação de uma associação de combate às notícias falsas, com trabalhadores pagos com apoios do Governo para dinamizar ações de formação nas escolas e campanhas de sensibilização para a população em geral.
  3. Aprovação de uma lei que responsabilize os cidadãos que publicam e partilham informação falsa e que não apresentam dados como o “autor”, a “data” e as “fontes”.