PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Trancoso


Exposição de motivos
1.Os alunos devem ser informados sobre o que é uma “FAKE NEWS”, como identificá-la e o que fazer em caso de se depararem com alguma.
2. As sessões de formação serviriam para alertar os jovens para a desinformação, uma vez que estes são os que mais utilizam a internet e têm acesso a todo o tipo de informação.
3.Para que toda a comunidade educativa esteja prevenida contra a desinformação que circula na internet, deverá existir uma aplicação que, caso haja dúvidas, confira se uma notícia/informação é verdadeira ou não.
Esta teria como o objetivo apurar a veracidade da informação e seria uma mais-valia, pois serviria de base para eventuais pesquisas feitas pelos alunos de modo a manter os jovens e crianças devidamente informados.


Medidas Propostas
  1. Sensibilizar todas as crianças e jovens para a problemática das “FAKE NEWS” com o objetivo de entenderem as “nuances” da desinformação.
  2. Implementar nas escolas/agrupamentos sessões de formação/trabalho sobre como combater a desinformação com recurso a atividades lúdicas e outras, a fim de permitir aos jovens e crianças identificar o que é verdadeiro do que pode não ser e, assim evitar ciladas e armadilhas quando navegam na internet.
  3. Criar uma aplicação, nos suportes informáticos escolares, com a função de identificar os links e verificar se o conteúdo é verdadeiro ou falso.