PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa


Exposição de motivos
As fake news ou notícias falsas são poderosas formas de manipulação através da desinformação. Mediante notícias falsas, imagens manipuladas ou frases retiradas do contexto, procuram conduzir as pessoas a adotar posições e comportamentos irrefletidos. Estas notícias falsas espalham-se principalmente através das redes sociais e criam imagens distorcidas da realidade (pessoal, social, moral, política, económica, científica, religiosa,…) tendo consequências muito negativas que, por vezes, levam a atos de violência baseados em difamações e distorção da realidade.
A ignorância conduz à tomada de decisões muitas vezes erradas, porque se desconhece a realidade que está implicada.
Já não conseguimos imaginar o quotidiano sem redes sociais e sem comunicação digital, no entanto, mal utilizados, estes recursos põem em causa a liberdade. Ultimamente, têm surgido diversos estudos e notícias que referem que algumas redes sociais procuram criar formas de prender e viciar o utilizador, tornando-o, por exemplo, ávido de likes, de visitas às suas publicações e aos comentários.
Uma vez que não conseguiremos acabar com as fake news, temos a obrigação moral e responsabilidade coletiva de fazer com que, um cada vez maior número de cidadãos as consiga identificar, distinguindo as notícias/informações verdadeiras das falsas.
Para tal, é urgente e necessário explicar/educar toda a população de como cada cidadão se deve proteger de forma assertiva de tudo aquilo que vê, ouve e partilha.


Medidas Propostas
  1. Promover uma semana/mês de sensibilização (outubro – mês da cibersegurança) para a problemática das fake news através de folhetos/panfletos informativos para toda a população (à semelhança da limpeza dos terrenos), desenvolvendo projetos nas escolas para apresentar e divulgar às populações locais, publicar cartazes com um QR Code de informação/formação alertando para a responsabilidade de cada pessoa na disseminação das mesmas e das suas consequências na vida em sociedade e formas de se proteger
  2. Difundir publicidade na TV e em todas as Rádios Locais e Nacionais (à semelhança do minuto verde), de modo a formar/informar toda a população e/ou roulotte de informação para os mais idosos e comunidades do interior do país (do género das bibliotecas ambulantes).
  3. Criar emblemas/selos de qualidade/confiança – Prémio Confiança - (atribuídos anualmente) às empresas/sites que não difundam fake news ou que as denunciem.