PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras, Armação de Pêra, Silves


Exposição de motivos
A desinformação é um fenómeno, que apesar de não ser recente, aumentou de forma exponencial com a intensificação do uso da internet e das redes sociais.
Num mundo global e altamente tecnológico, a propagação de informação falsa, enganadora ou manipuladora pode assumir proporções verdadeiramente avassaladoras e interferir de forma irreversível no quotidiano das pessoas e na vida em sociedade.
Esta realidade afeta todos e cada um de nós, sendo que segundo vários estudos e fontes, são os próprios cidadãos europeus e portugueses, a considerar que a disseminação de notícias falsas constitui um problema que diz respeito não só ao próprio país, como à democracia em geral.
Sendo nós nativos da era digital, em que as notícias invadem o nosso espaço individual quase sem “pedir autorização”, não estaremos, também, a contribuir para um mundo em que a informação divulgada é cada vez menos precisa e rigorosa? Obviamente que sim, pelo que nos compete a nós, jovens com predisposição para uso e disseminação da informação, contribuir para o combate desta problemática, mediante as medidas que presentamos:


Medidas Propostas
  1. Aumento da multa de casos graves e menos graves nos meios de comunicação social.
  2. Consciencialização da sociedade através da realização de seminários e palestras, para informação dos efeitos nocivos acusados na população em geral e, principalmente, nas pessoas mais fragilizadas e vulneráveis.
  3. Criação de um tutorial/protocolo, com obrigatoriedade de adoção de procedimentos nos meios de comunicação social, que permita orientar/facilitar a verificação da credibilidade da informação e da fonte noticiosa.