PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, Loulé


Exposição de motivos
A desinformação, quando bem desenvolvida pode manipular o comportamento de quem nela acredita. É, também, provável que essa notícia falsa seja difundida pela pessoa que nela acreditou, criando um ciclo em que as notícias falsas e a desinformação se espalham com uma tremenda facilidade. Tendo em conta a realidade pandémica em que vivemos na atualidade, a desinformação mostrou o seu lado mais mortífero, em que algumas pessoas regem-se por notícias falsas que encontram na Internet, duvidando da palavra das autoridades de saúde, e tomando ações que dificultam o fim da pandemia. Dessa forma, é urgente combater a desinformação, promovendo a informação, por exemplo, através da criação de uma linha telefónica, em que seja possível esclarecer os cidadãos e prevenir a disseminação de notícias falsas.
É fundamental a adoção de medidas que sejam capazes de proteger os cidadãos da desinformação e consciencializar a sociedade para esta problemática, mas, essencialmente, os mais jovens, pois estes são o futuro. Desta forma, é muito importante que o tema da "Desinformação" seja trabalhado nas escolas, através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolvendo atividades interativas desde o 1.º ciclo, palestras a partir do 2.º ciclo e debates a partir do 3.º ciclo.


Medidas Propostas
  1. Implementação do tema "Desinformação" nas aprendizagens essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Criação de um site independente de uma empresa privada que recomenda sites credíveis para retirar informações verdadeiras e que verifique entidades difusoras de notícias de internet, utilizando um selo certificador.
  3. Criação de uma linha telefónica, à qual qualquer pessoa pudesse ligar de modo a esclarecer as suas dúvidas em relação a uma determinada notícia ou qualquer tipo de informação.