PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Colégio Internacional de Vilamoura
Exposição de motivos
Exposição de motivos da medida 1:Nós achamos que esta medida é boa pois, o bot do site tem como função ver se a informação presente na republicação é verídica ou não. E se a republicação for verídica esta pode ser republicada, se não for esta não pode ser publicada.
Exposição de motivos da medida 2:
Nós achamos que esta é uma boa medida porque esta retifica todos os jornais, retificando se contém ou não informação falsa. Se a informação não contiver desinformação o jornal é publicado normalmente. Caso contrário, há uma revisão do conteúdo falso ou então o jornal não é publicado.
Exposição de motivos da medida 3:
As campanhas de sensibilização são uma boa ideia para combater a desinformação, uma vez que as campanhas iriam falar sobre a verificação do conteúdo, a verificação do autor, a verificação das imagens da publicação, a verificação da fonte e a verificação do órgão de comunicação. Outro aspeto que deveria falar-se nas campanhas era a republicação e partilha de publicações que não temos a completa certeza de que são verídicas ou não, podendo republicar/partilhar conteúdo falso. Por isso, temos de ter sempre a certeza do que vamos partilhar.
Medidas Propostas
- Bot que verifica se a publicação é verídica e com base no resultado publica ou não. Sempre que se entrar num site o mesmo tem de passar por um bot que autoriza ou não a publicação nesse site; esse software da rede social em que é republicada a informação do site tem a capacidade de analisar a informação e perceber se é verídica ou não, autorizando ou não a republicação.
- Fazer uma análise frequentemente aos jornais para evitar informação falsa. Para que seja valorizada a fonte de informação, propomos fazer uma análise, frequentemente, dos jornais para prevenir que se publique informação falsa.
- Campanhas de sensibilização para saber como se comportar quanto à desinformação. São importante campanhas de sensibilização para que cada um dos cidadãos saiba como se comportar quanto à desinformação. Nas campanhas de sensibilização deviam de falar sobre a verificação do conteúdo, do órgão de comunicação, do autor, das fontes e das imagens da publicação. Deviam referir-se à partilha e republicação de publicações que não temos a certeza de que são verídicas. É estar certo do que se publica.