PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rio Arade, Parchal, Lagoa


Exposição de motivos
A desinformação é a utilização de uma série de técnicas de comunicação para induzir uma pessoa ao erro e fazer acreditar numa falsa notícia ou numa imagem de realidade distorcendo os factos. Estes atos são um atentado à democracia, porque isso influencia bastante a escolha dos cidadãos nas decisões a tomar, quer sejam pessoais, sociais ou políticas. Aliás as fake news aparecem mais na época de grandes tensões sociais, durante eleições, crises de saúde ou económicas, o que pode prejudicar ou favorecer, também podendo provocar atrasos na gestão de votos, aprovação de leis ou tomadas de decisões. Assim, estamos conscientes de que a tecnologia é o Futuro, mas é necessário que ela seja uma aliada e não uma fonte de crise. Por tal, cabe-nos a nós, cidadãos do amanhã, preocuparmo-nos e desenvolver estratégias que procurem dotar todos os cidadãos de ferramentas que potenciem o uso seguro e inteligente das novas tecnologias, sem que sejamos atacados e enganados por elas. As nossas propostas pretendem chegar a um número alargado de jovens que, como nós, necessitam de encontrar na internet uma forma mais segura de pesquisa e de conhecimento. Atualmente existem milhares de perfis falsos de grandes páginas, divulgando notícias falsas em todo o mundo, com intuito de obter ganhos com informações falsas. Estas notícias falsas propagam-se como uma praga na mente das pessoas, fazendo-as acreditar em algo que não é mais do que uma distorção de realidade, ou, simplesmente, uma grande mentira. Nós defendemos que devemos procurar informação onde ela seja fiável. Por isso, acreditamos que as instituições de garantido renome serão as parceiras ideais para nos ajudarem na nossa formação e na aquisição das ferramentas que nos ajudem a combater esta crise planetária.


Medidas Propostas
  1. Criar uma equipa de gestão de informação na escola através da Rádio escolar online ou de redes sociais escolhendo o Twitter ou o Facebook.
  2. Desenvolver sessões de esclarecimento, Workshops e palestras sobre o uso informado da internet.
  3. Trabalhar mais nestas áreas, criando mais programas de verificação de notícias reforçando os já existentes. Fazer monitorização integrada dos media, com recurso a tecnologia da inteligência artificial.