PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de N.ª Sr.ª do Alto


Exposição de motivos
Criação e promoção de campanhas de sensibilização ao tema das “fake news”, principalmente, na promoção da aplicação da medida anterior, e da implementação de um selo “true news”, com um código para não ser falsificado que contivesse a fonte, o autor e algumas informações que permitissem verificar a veracidade do texto.
Desenvolvimento de uma aplicação independente que avalie e filtre o grau de confiança das notícias, de modo a oferecer factos verídicos e confiáveis aos utilizadores, na hora da procura de informação. Poderia também executar a denúncia de sites/notícias fraudulentas, para reduzir a promoção dessa informação das fontes fraudulentas. Através da sua deteção, o risco de manipulação diminuía.
Promover o jornalismo local, aproveitando uma informação mais confiável e apoiando os esforços para fortalecer a reportagem local em face de orçamentos apertados. A nível governamental esse apoio poderia assumir a forma de subsídios para agências de notícias locais, até se obter o status de organização sem fins lucrativos.
Nas universidades, a ajuda na expansão das reportagens dos jornais das comunidades locais, assim como a experiência proporcionada, ajudariam na receção de informação verdadeira e justa e na formação de jovens jornalistas nesse campo de trabalho.


Medidas Propostas
  1. Criação e promoção de campanhas de sensibilização ao tema das “fake news”.
  2. Desenvolvimento de uma aplicação independente que avalie e filtre o grau de confiança das notícias.
  3. Promover o jornalismo local.