PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro


Exposição de motivos
1ª Medida: Este Plano de Educação contribuiria para alertar e informar os cidadãos de todas as idades e habilitações académicas da importância de pensar sobre a relevância da verdade das notícias divulgadas em todos os meios de comunicação, utilizando métodos e agentes diversificados.
2ª Medida: Uma Rede Pública Segura permitiria aos cidadãos ter acesso a um modo simples de verificar o nível de veracidade das notícias.
3ª Medida: A disponibilidade da Rede Pública em várias plataformas digitais com ligação a verificação e comentários sobre as diferentes notícias permitiria uma maior intervenção dos cidadãos na defesa da verdade e da partilha de opiniões, privilegiando a segurança da informação.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Plano de Educação pela verdade nos meios de comunicação social e digital, a utilizar em palestras, formações locais e na comunidade escolar através de vários métodos e agentes (vídeos públicos, exemplos de notícias, abordagem do tema pelos Deputados no Parlamento).
  2. Formação de uma Rede Pública Segura que verifique a veracidade das notícias, utilizando uma escala de verde a vermelho, contendo links de verificação das mesmas.
  3. Criação de uma Rede Pública espalhada por várias plataformas, com ligações a verificadores de notícias, onde as pessoas podem dar e formular a sua opinião relativa a diferentes notícias.