PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba


Exposição de motivos
A sociedade da Informação em que vivemos caracteriza-se por um crescimento extremamente veloz da informação e é favorecida por uma apropriação generalizada das Tecnologias da Informação e da Comunicação). A viragem de uma sociedade baseada no consumo da informação guardada nas bibliotecas e nos arquivos para uma sociedade em que todos podemos ser produtores de informação criou duas realidades contrárias que convivem lado a lado: as notícias verdadeiras que correspondem a questões objetivas e as notícias falsas (desinformação ou fakenews), sendo um motivo de preocupação para o futuro da sociedade.


Medidas Propostas
  1. -Incluir debates nas escolas, através do desenvolvimento de planos de atividades nas disciplinas de Português, Geografia, História e Cidadania e Desenvolvimento. Os debates que seriam focados num problema concreto teriam como finalidade fortalecer e fomentar o espírito crítico dos alunos. Esta atividade já é realizada nalgumas escolas inglesas.
  2. Inclusão obrigatória da colaboração entre as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares no ato da assinatura dos Planos Locais de Leitura (PLL) entre os municípios e o Plano Nacional de Leitura (PNL) com a finalidade de promover a literacia da informação, da leitura e dos media. As competências nas múltiplas literacias são de todo fundamentais para saber interpretar os textos, ou seja para se conseguir retirar o seu significado.
  3. Sensibilização da comunidade educativa e da comunidade em geral para o problema da desinformação, através da elaboração de cartazes e de vídeos, do uso das redes sociais, da rádio, a cargo dos alunos. Os adultos ficariam responsáveis pela promoção de palestras, por Formação nesta área e pela propaganda nas televisões.