PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas de Redondo
Exposição de motivos
1 - A existência de notícias falsas é tanta e tão dissimulada que o recurso às aulas de cidadania para lhes dar destaque seria particularmente relevante. A variedade de temas tratados nesta disciplina não seria afetada. O que passaria a existir era um enfoque centrado em cada identificar a falsidade informativa nos temas tratados. A Cidadania poderia assumir assim um papel até mais prático e muito útil.;2- O facto de propormos os Domínios de Avaliação Curricular para potenciar o combate às notícias falsas decorre da possibilidade de cruzar saberes eg de perceber que é nesse cruzamento que reside hoje sobretudo o mundo das fake news. Notícias com aparência de ciência são hoje as que mais claramente parecem influenciar a opinião pública. Com recurso aos meios e conteúdos que aprendemos nas áreas das ciências poderemos com maior rigor identificar as notícias falsas;
3- A criação de um grupo de combate às fake news (constituído por docentes e alunos) com elaboração de um quadro mensal - a divulgar nas redes de comunicação da escola e da associação de estudantes – com exemplos de notícias falsas, procurando ser o mais actual possível seria uma forma prática de operacionalizar o combate às notícias falsas. Uma prática complementar deste grupo seria a criação de uma rádio escolar. Aprendendo a fazer uma notícia, aprender-se-ia a ética da informação e a combater a desinformação.
Medidas Propostas
- A identificação de notícias falsas deve cada vez mais ser objecto de estudo e divulgação recorrendo para isso a um substancial aumento dos meios e tempo desse conhecimento nas aulas de cidadania.
- As notícias falsas devem ser denunciadas, mas esse trabalho deve começar por dar mais relevo à leitura de jornais, de revistas, à visualização dos meios de divulgação por imagem de informação e à audição de notícias. Só o maior contacto com os meios de divulgação noticiosa áudio visual, em por exemplo, Domínios de Avaliação Curricular poderá permitir uma maior consciência do que significa uma notícia falsa.
- Criação de um grupo de especialistas para o combate às fake news (constituído por docentes e alunos) que elaborará um quadro mensal - a divulgar nas redes de comunicação da escola e da associação de estudantes – com exemplos de notícias falsas, procurando ser o mais atual possível.