PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Estremoz


Exposição de motivos
Verdade ou mentira? O tema “Fake News” é algo díficil de combater e evitar totalmente, e é cada vez mais imprescindível recorrer ao fact-checking (verificação de factos) e apostar na literacia digital dos portugueses, essencialmente dos jovens. As estratégias para combater a desinformação devem estar associadas às ideias mais básicas, nomeadamente o controlo parental no caso de ser menor de idade. É importante distinguir o que é verdadeiro e falso, evitando fake news, que muitas vezes induzem os leitores a más escolhas. Estas medidas usarão métodos de análise teórica para ajudar todos a reconhecer a verdadeira face às notícias falsas, a fim de discutir como prevenir as mesmas e as punições a aplicar.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização/consciencialização nos cuidados a ter em relação às informações duvidosas que devem ser comparadas com informação credível sobre o mesmo assunto, antes de ser compartilhada; verificar a data da notícia/imagem,; dedicar campanhas a crianças do 1º ciclo em relação ao acesso a telemóveis, tabletes, redes sociais e meios de comunicação, adaptando a linguagem e os termos acima referidos de forma lúdica, através de jogos e atividades que prendam a atenção das crianças.
  2. Os jovens consomem mais informação utilizando a internet e os mass media, sendo através desse meio que são criadas/divulgadas a maioria das notícias falsas é necessário: mais informação; maior controlo das notícias; aplicação de punições/coimas à divulgação de notícias falsas: proibição às pessoas que tenham publicado notícias falsas de terem conta nesse meio, estando dependente da sua gravidade serem alvo de processo judicial.
  3. Em cada município, pode existir em diferentes instituições, pessoas que fiquem encarregues de esclarecer e ajudar as pessoas a distinguir as notícias falsas das verdadeiras. No site do município disponibilizar-se-ia um separador onde as informações fossem verificadas e após uma confirmação de que são de facto verdadeiras, pudessem ser usadas para os fins pretendidos.