PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Tábua


Exposição de motivos
Atualmente, as fake news têm um impacto gigantesco na sociedade pela facilidade e rapidez com que se difundem nas redes sociais. Por conseguinte, todos estamos sujeitos a ser induzidos em erro, devido à ambiguidade de muitas notícias, pelas quais somos inundados diariamente. Por isso, consideramos que é fundamental implementar estratégias de combate à desinformação.
Neste sentido, a nossa lista apresenta três medidas essenciais para resolver este problema, através de processos de bloqueio automáticos, cujo principal objetivo é evitar a propagação de informações falaciosas nos meios de comunicação social, principalmente na Internet.
Em primeiro lugar, defendemos a existência de um enquadramento legal para a prática intencional das fake news, propondo como medidas coercitivas: a frequência em ações de formação, por exemplo, sobre a importância da segurança online; a realização de trabalhos comunitários, entre outros. Em segundo lugar, defendemos a criação de uma aplicação informática que possa garantir o rigor das notícias aos seus utilizadores. Em terceiro lugar, defendemos a implementação de um posto de triagem na Web. Este será essencial para a realização de uma seleção criteriosa de toda a informação, promovendo uma Internet mais segura e credível.


Medidas Propostas
  1. Publicação de legislação sobre as fake news com medidas coercivas para os praticantes.
  2. Criação de uma aplicação informática para bloquear o acesso às fake news.
  3. Implementação de um posto de triagem na Web para detetar as fake news.