PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure


Exposição de motivos
Com a nossa primeira medida, pretende-se verificar o conteúdo das notícias e atribuir-lhes um certificado de veracidade, para que as mesmas possam ser lidas e partilhadas por todos os leitores com a garantia de que são fidedignas/verdadeiras e portanto credíveis.

A segunda medida parece-nos igualmente importante, pois as fakes news são um veículo de desinformação e como tal defendemos a existência de uma penalização aplicável a quem as publica e a quem as propaga/replica regular e sistematicamente.

Com a terceira medida, pretendemos reforçar a importância da problemática das fake news, promovendo para tal a realização de campanhas de sensibilização/informação nas escolas, sendo as mesmas adequadas à faixa etária para as quais são direccionadas. Assim, em grupos mais jovens, seriam dinamizadas atividades mais dinâmicas e interativas, enquanto em grupos de jovens mais velhos, as atividades para além de serem dinâmicas, teriam acrescido um carácter mais informativo.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma plataforma institucional/ entidade reguladora de informação que verifique se o conteúdo de uma notícia é fidedigno ou não (fact-checking) para atribuição de certificado de veracidade às notícias.
  2. Penalização quer do(s) autor(es) quer daquele(s) que divulgam fake news regularmente, limitando as suas ações como utilizador(es).
  3. Realização de campanhas de sensibilização com carácter pedagógico por parte de entidades reguladoras de informação junto de instituições, de acordo com as diferentes faixas etárias.