PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Penacova


Exposição de motivos
Argumento 1
A literacia digital nunca foi tão importante num mundo cada vez mais digitalizado. O cenário dos mass média atuais e da informação em rápida mudança, juntamente com o grande número de plataformas online e incontáveis fontes de informação, exige que as pessoas sejam conhecedoras e críticas no mundo digital. Em tempos de crise, como por ex. a ameaça para a saúde pública do COVID, aumentam os desafios relacionados com a disseminação de desinformação e conteúdo nocivo, sobrecarregando as nossas democracias e o bem-estar dos indivíduos. Por isso consideramos imperativo aumentar o número de plataformas digitais de verificação de factos mundiais porque as existentes são claramente insuficientes.

Argumento 2
Os maiores obstáculos enfrentados ou a serem enfrentados pelas sociedades modernas são as Fake News. “A quebra de fontes confiáveis de informação” é um dos desafios atuais mais urgentes. O conteúdo digital pode ser desenvolvido propositadamente para manipular as pessoas. De acordo com vários estudos, em muitas partes do mundo o envolvimento dos jovens com dispositivos móveis significa que eles recebem a maioria das suas notícias por meio dos telemóveis e seus aplicativos (apps), média social e, ocasionalmente, sites de média tradicional e blogues. Em média, 6 em 10 notícias são reenviadas sem serem lidas. Com as nossas medidas podemos ajudar os alunos a identificar a manipulação e a se tornarem resilientes face a essa mesma manipulação. A caixa de ferramentas da nossa aplicação permitirá identificar rapidamente todo o conteúdo classificado como desinformação, possibilitando a sua eliminação.

Argumento 3
As competências relacionadas com a literacia digital, como identificar factos a partir de informações falsas, gerir a “sobrecarga de informação” e navegar em segurança online, são reconhecidas como as três principais habilidades digitais necessárias para o século XXI. A educação e a formação têm um papel crucial a desempenhar para equipar os cidadãos com as competências de pensamento crítico necessárias para exercer o julgamento no mundo online. Com esta medida pretendemos uma maior consciência e conhecimento da comunidade educativa e público em geral sobre a desinformação, uma compreensão mais ampla da literacia digital alcançada por meio de educação e treino de competências e o uso responsável e seguro das tecnologias digitais por todos.


Medidas Propostas
  1. Aumento do número de plataformas de verificação de factos em todos os países.
  2. Criação de uma aplicação que “filtra” as Fake News, possibilitando também a identificação de falsos emails, erros nos conteúdos digitais, data de produção de imagens e contas falsas de outras aplicações.
  3. Constituição de grupos de especialistas, comissões especializadas de âmbito mundial, para preparar orientações comuns para a sociedade civil e educativa, especialmente, para professores e educadores no intuito de combater a desinformação e promover a literacia digital de jovens e cidadãos em geral