PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária de Penacova
Exposição de motivos
Argumento 1A literacia digital nunca foi tão importante num mundo cada vez mais digitalizado. O cenário dos mass média atuais e da informação em rápida mudança, juntamente com o grande número de plataformas online e incontáveis fontes de informação, exige que as pessoas sejam conhecedoras e críticas no mundo digital. Em tempos de crise, como por ex. a ameaça para a saúde pública do COVID, aumentam os desafios relacionados com a disseminação de desinformação e conteúdo nocivo, sobrecarregando as nossas democracias e o bem-estar dos indivíduos. Por isso consideramos imperativo aumentar o número de plataformas digitais de verificação de factos mundiais porque as existentes são claramente insuficientes.
Argumento 2
Os maiores obstáculos enfrentados ou a serem enfrentados pelas sociedades modernas são as Fake News. “A quebra de fontes confiáveis de informação” é um dos desafios atuais mais urgentes. O conteúdo digital pode ser desenvolvido propositadamente para manipular as pessoas. De acordo com vários estudos, em muitas partes do mundo o envolvimento dos jovens com dispositivos móveis significa que eles recebem a maioria das suas notícias por meio dos telemóveis e seus aplicativos (apps), média social e, ocasionalmente, sites de média tradicional e blogues. Em média, 6 em 10 notícias são reenviadas sem serem lidas. Com as nossas medidas podemos ajudar os alunos a identificar a manipulação e a se tornarem resilientes face a essa mesma manipulação. A caixa de ferramentas da nossa aplicação permitirá identificar rapidamente todo o conteúdo classificado como desinformação, possibilitando a sua eliminação.
Argumento 3
As competências relacionadas com a literacia digital, como identificar factos a partir de informações falsas, gerir a “sobrecarga de informação” e navegar em segurança online, são reconhecidas como as três principais habilidades digitais necessárias para o século XXI. A educação e a formação têm um papel crucial a desempenhar para equipar os cidadãos com as competências de pensamento crítico necessárias para exercer o julgamento no mundo online. Com esta medida pretendemos uma maior consciência e conhecimento da comunidade educativa e público em geral sobre a desinformação, uma compreensão mais ampla da literacia digital alcançada por meio de educação e treino de competências e o uso responsável e seguro das tecnologias digitais por todos.
Medidas Propostas
- Aumento do número de plataformas de verificação de factos em todos os países.
- Criação de uma aplicação que “filtra” as Fake News, possibilitando também a identificação de falsos emails, erros nos conteúdos digitais, data de produção de imagens e contas falsas de outras aplicações.
- Constituição de grupos de especialistas, comissões especializadas de âmbito mundial, para preparar orientações comuns para a sociedade civil e educativa, especialmente, para professores e educadores no intuito de combater a desinformação e promover a literacia digital de jovens e cidadãos em geral