PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica n.º 2 de Taveiro, Coimbra


Exposição de motivos
As fake news tornaram-se um fenómeno global de grandes proporções e dados alarmantes. Pode ser qualquer tipo de conteúdo que contribua para o aumento de informação falsa ou enganadora para afastar o público do conhecimento da realidade.
A divulgação de notícias falsas por parte de meios de comunicação e pessoas do público em geral existe há muito tempo, mas as redes sociais têm favorecido uma propagação sem precedentes. Servem-se, muitas vezes, das emoções para captar a atenção e gerar cliques, por razões económicas ou ideológicas.
Consideramos, assim, importante pôr em prática ações que, por um lado, sensibilizem para o problema das fake news e, por outro, evitem a sua criação e divulgação.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização nos media com intervenção de famosos e ídolos.
  2. Criação de uma lei, que estabeleça multas, de um modo proporcional à gravidade dos efeitos, para quem publicar notícias falsas nas redes sociais, jornais ou internet.
  3. Criação de uma aplicação ou website de uso gratuito, com o objetivo de verificar se as notícias são verdadeiras ou falsas: colocando o link para verificar se a notícia é falsa, através da análise das fontes, esta seria eliminada se assim fosse. Funcionaria como um antivírus aplicado no hardware pessoal;