Exposição de motivos
Todos nós já fomos surpreendidos pela desinformação provocada pelas fake news. Inadvertidamente, a rotação global do clique leva a que uma notícia não fidedigna se espalhe por milhões de pessoas e depois é muito difícil desmistificar a verdade. Assim, as nossas medidas centram-se na origem e na prevenção que é onde entendemos que se deve atuar. Pensámos em medidas que tivessem a ver com os jovens, com a escola e com a população em geral, que consideramos possíveis, com resultado prático e por isso, objetivas.
Medidas Propostas
- Inserir o tema “fake news” nos domínios obrigatórios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a abordar do 5.º ao 9.º ano (com palestras, debates, projetos, etc)
- Criar um regulamento que premeie jovens dos 18 aos 22 anos/ desempregados na área das tecnologias, que consigam filtrar através de uma plataforma digital (que descodifique a origem da fonte) as “fake news”, antes de chegarem aos leitores digitais
- Divulgar na TV, num horário nobre, pequenos anúncios que espalhem estratégias/alertas para combater a desinformação gerada pelas “fake news”