PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Professor Doutor Ferrer Correia, Senhor da Serra, Miranda do Corvo


Exposição de motivos
Todos nós já fomos surpreendidos pela desinformação provocada pelas fake news. Inadvertidamente, a rotação global do clique leva a que uma notícia não fidedigna se espalhe por milhões de pessoas e depois é muito difícil desmistificar a verdade. Assim, as nossas medidas centram-se na origem e na prevenção que é onde entendemos que se deve atuar. Pensámos em medidas que tivessem a ver com os jovens, com a escola e com a população em geral, que consideramos possíveis, com resultado prático e por isso, objetivas.


Medidas Propostas
  1. Inserir o tema “fake news” nos domínios obrigatórios da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a abordar do 5.º ao 9.º ano (com palestras, debates, projetos, etc)
  2. Criar um regulamento que premeie jovens dos 18 aos 22 anos/ desempregados na área das tecnologias, que consigam filtrar através de uma plataforma digital (que descodifique a origem da fonte) as “fake news”, antes de chegarem aos leitores digitais
  3. Divulgar na TV, num horário nobre, pequenos anúncios que espalhem estratégias/alertas para combater a desinformação gerada pelas “fake news”