PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Infante D. Pedro, Penela


Exposição de motivos
A primeira medida justifica-se pelo facto de considerarmos necessária a existência de mecanismos eficazes e capacitados para as instituições detetarem, analisarem e denunciarem a desinformação. Há uma grande probabilidade de assim se reduzir drasticamente as fake news, uma vez que os seus autores deixam de ter credibilidade.
A segunda medida justifica-se pela necessidade de informar os cidadãos, de forma a que consigam identificar notícias falsas e não se deixem enganar por elas. Um cidadão informado será, certamente, mais cuidadoso na procura de fontes credíveis.
A terceira medida vai no sentido da criação de organismos especializados que verifiquem detalhadamente as notícias pode impedir a divulgação das “fake news”. Consideramos ser necessária a existência de, pelo menos, um especialista em cada agência noticiosa para verificar a credibilidade das notícias, antes de serem publicadas.


Medidas Propostas
  1. Criar mecanismos para melhorar a capacidade das instituições para detetar, analisar e denunciar a desinformação.
  2. Promover campanhas de sensibilização para dotar o cidadão comum de ferramentas que o levem a identificar as fake news e a induzi-lo para sítios credíveis de informação.
  3. Criar organismos especializados na verificação das notícias e no combate às Fake News.