PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz


Exposição de motivos
Com o advento da Internet e das redes sociais a informação deixou de ser o que era no tempo dos nossos pais e avós.
Vai longe o tempo em que jornais e televisões eram credíveis, honestos e pessoas de bem.
Nos nossos dias, vivemos assoberbados de informação (ou desinformação) e recebemos notícias pelas redes sociais, online, mas também pelos media tradicionais (televisão e imprensa escrita).
Muitas das informações chegam até nós cheias de ideias falsas, absurdas e fantasiosas, de calúnias, preconceitos, pensamentos maliciosos, juízos de valor negativos sobre grupos ou etnias e mesmo ataques diretos a pessoas e instituições. Muitos produtos noticiosos, postos a circular, foram retirados do seu contexto, cortados, montados e construídos com um objetivo bem definido, mas oculto para o leitor.
Com a desinformação, corremos riscos alimentares, de saúde e emocionais, pois somos enganados, excluídos, discriminados e a democracia é enfraquecida.
As medidas que propomos têm em consideração estes aspetos mas também algumas conclusões que resultaram da nossa reflexão e das nossas leituras.
Assim, consideramos que medidas viradas para a educação são muito importantes, desde o 1º Ciclo e devem abranger toda a Comunidade Educativa.
Também a melhoria da rede de Internet e da conectividade, ao promover a literacia digital é fundamental.
Finalmente, é importante não excluir os mais idosos da informação e das regras de segurança e, nesse sentido, achamos que ir ao seu encontro com outdoors pode ser eficaz para atingir esse objetivo.


Medidas Propostas
  1. Proporcionar às crianças e jovens, desde o 1º Ciclo, “Educação para os Media”, integrada nas áreas de Cidadania e Desenvolvimento e de TIC e Workshops, trimestrais, a Pais, Docentes e Não Docentes.
  2. O governo pode melhorar a conectividade tecnológica, digital e da Internet para que os cidadãos tenham acesso a mais e melhor informação.
  3. Garantir através de publicações regulares, em locais públicos (MUPIs, paragens de autocarro, vitrines digitais e outros), campanhas de sensibilização com informação atualizada e regras para uso seguro da Internet e da informação.