PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Paião, Figueira da Foz


Exposição de motivos
O desenvolvimento de competências de literacia digital nas escolas fundamenta as medidas que apresentamos. A relação entre a escola e a autarquia considera-se fundamental, pois constituiu uma importante parceria com a qual contamos diariamente.
A análise de conteúdos digitais e mediáticos que permitam a distinção entre factos e opiniões é um caminho que a escola tem que percorrer para que, efetivamente, prepare os alunos para uma cidadania participada.


Medidas Propostas
  1. Dinamizar um Projeto Educativo de escola (no qual se integra o PADDE), em parceria com a autarquia, que promova, desde as camadas mais jovens, ações de formação/workshops no âmbito da literacia digital.
  2. Promover, em contexto escolar, a análise de conteúdos que permitam a aquisição de aprendizagens para distinguir entre emoção/opinião e verdade/facto.
  3. Valorizar a literacia mediática através da análise de programas televisivos (Polígrafo e Hora da verdade) em contexto escolar