PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã


Exposição de motivos
De acordo com os dados disponibilizados, a desinformação é um fenómeno que prolifera em todo o mundo. Conscientes de que seis em cada dez notícias partilhadas nas redes sociais não são lidas por quem as partilha, a primeira medida pede a cada um de nós que não fique apenas pelos títulos das notícias mas propõe a leitura integral da mesma para evitar que os cidadãos contribuam para a propagação de notícias distorcidas ou até inventadas.
A segunda medida considera que os esclarecimentos disponíveis sobre fake news podem não ser suficientes para todos os cidadãos que se sintam injustiçados. Os proponentes desta medida consideram importante que todas as pessoas possam ser esclarecidas não apenas pelos meios digitais mas também em contacto presencial ou telefónico.


Medidas Propostas
  1. Não ler só os títulos das notícias mas também o conteúdo e verificar se a informação é proveniente de meios de comunicação com credibilidade.
  2. Criar um Posto (Físico) 24Horas, uma linha de contacto e um site, com técnicos de apoio, para esclarecer/ajudar os cidadãos.
  3. Nada a indicar.