PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco


Exposição de motivos
A expressão está na moda e a tomar o lugar da verdade. Fake news são notícias falsas, produzidas para enganar, distorcer, manipular, desinformar. O fenómeno circula na Internet e nas redes sociais a uma velocidade incontrolável. O problema é que as mentiras são tantas vezes repetidas que até parecem verdadeiras e, por isso, difíceis de identificar. Estes conteúdos políticos, comerciais ou outros, que beneficiam os seus autores, representam uma ameaça à informação e à democracia. Desconfiar e verificar fontes são passos importantes para combater o inimigo.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver uma unidade pedagógica e didática de literacia para os Media (com conteúdos relacionados com a desinformação e as Fake News), implementada na Escola, nas disciplinas de Educação para a Cidadania e Tecnologias de Informação e Comunicação, transversalmente, desde o 2º ciclo, de modo a estimular o espírito crítico das novas gerações, preparando-as para o mundo digital, carregado de informação / desinformação em que estão inseridos.
  2. Criar programas educativos de curta duração, nos meios de comunicação social tradicionais e digitais (nomeadamente a criação de um podcast), na área da cibersegurança ou da ciberinformação segura, desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar, financiados pelo Estado, mas independentes do mesmo.
  3. Criação de uma aplicação onde todas as notícias, antes de serem publicadas, serão previamente examinadas por um algoritmo que excluirá imediatamente as que revelarem ser falsas.