PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Cidade de Castelo Branco


Exposição de motivos
Face à velocidade atual, com que qualquer informação, fidedigna ou não, é veiculada através da Internet, está cada vez mais presente a preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados colocando em causa o debate livre e informativo e, consequentemente, fragilizar a estabilidade das sociedades democráticas.


Medidas Propostas
  1. Extensão para o browser, que serve como alerta para fake news, funcionando da seguinte forma: antes de entrar no site existiria um selo de verificação para notificar o utilizador se o site é confiável ou não, e quando se entrasse num site para ver uma notícia, iremos receber automaticamente uma notificação com informações, de modo a confirmar se a notícia é verídica, saber as fontes, datas de publicação e o histórico do site.
  2. Ao nível do ensino sensibilizar os alunos com vista a combater a desinformação e pôr os alunos ao corrente desta situação e ensiná-los a deduzir uma notícia falsa.
  3. Criar um organismo a nível nacional composto por pessoas capacitadas a nível jornalístico e governamental capaz de averiguar a veracidade de uma notícia e a denunciar essa mesma notícia caso seja falsa.