PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã


Exposição de motivos
O tema das Fake News não é propriamente novo, mas a disseminação de conteúdos falsos é cada vez mais preocupante. Por essa razão, considera-se essencial a "educação" da população sobre este tema para combater a desinformação. Assim, começando nas escolas, os jovens, serão um veículo para promover a literacia digital, devendo este tema integrar projetos nas escolas (DAC, por exemplo);
As campanhas de sensibilização sobre diferentes temas, neste caso, Fake news, assumem uma extrema importância na promoção de comportamentos e atitudes mais responsáveis, dotando os utilizadores de meios e ferramentas para se defenderem das notícias fabricadas nas redes sociais e nos outros meios de comunicação social.
Uma notícia falsa tem mais probabilidades de ser partilhada do que uma notícia verdadeira. Assim, é fundamental que se confirme sempre o autor, a fonte e a data da publicação para evitar a disseminação de falsos conteúdos que podem ter consequência graves a nível pessoal, social e profissional.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver projetos a nível escolar (nomeadamente DAC) sobre o tema "Fake News" com o objetivo de desenvolver o espírito crítico nos jovens.
  2. Promover campanhas de sensibilização acerca das "Fake News".
  3. Confirmar sempre o autor, a fonte e a data das notícias publicadas, de modo a evitar a partilha de falsos conteúdos.