PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Cooperativa de Ensino "Didáxis"
Exposição de motivos
Neste ano 2022, o tema do Parlamento de Jovens é Fake News.Com base no tema apresentado, a nossa lista refletiu sobre a desinformação que chega até nós todos os dias através de milhares de sites e aplicações.
Resumidamente, fake news são notícias e/ou informações que nem sempre são verdade. Recentemente, as fake news vêm-se tornando mais populares e comuns entre a sociedade que usufrui da Internet. Principalmente entre crianças e adolescentes como nós, que acreditamos mais facilmente em tudo o que vemos e que nem sempre sabemos como verificar se a informação que recebemos é verídica ou não.
Outro fenómeno que também acontece relacionada com a falta de conhecimento e com as fake news é a partilha, por vezes inconscientemente, de informação falsa. Se, por acaso, virmos uma notícia ou um post chocante, o que fazemos quase automaticamente é partilhá-la, seja em chats com os nossos amigos/família ou nos estados/stories. Ao fazermos isso, estamos a espalhar dezenas de vezes mais essa notícia que, inocentemente, achamos que é verdadeira.
Mas isso não acontece só nas crianças. Também os adultos, apesar de verificarem se a fonte é ou não fiável, podem cair no erro de partilharem informações falsas. E, como é óbvio, nem todos eles têm capacidade suficiente para distinguir uma notícia falsa de uma verdadeira. E é isso que torna as fake news tão perigosas para a comunidade hoje em dia.
O que significa fake news? Fake news é um termo em inglês e é usado para se referir a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Esta expressão começou a ser usada no final do século XIX, mas só se tornou popular em 2016, com as eleições de Donald Trump nos Estados Unidos.
Como se espalham as fake news? Uma vez que as pessoas partilham informações sem verificarem a sua fonte ou a sua autenticidade, uma corrente quase inquebrável é formada. “às vezes, quando alguém recebe uma notícia falsa pelo Whatsapp, ao invés de validar a informação antes de compartilhar, a pessoa prefere divulgar de modo instantâneo, criando uma bola de neve”, diz Edson Kowask, coordenador de Governança da Escola Superior de Redes, que também considera que o ato de partilhar e esses comportamentos são responsáveis pelo sucesso das fake news.
Com estas medidas, esperamos combater a desinformação porque, infelizmente, é um dos problemas mais graves e atuais da nossa sociedade. E, claro, também queremos ajudar as pessoas a confirmarem a informação de uma notícia.
Medidas Propostas
- Criação de um portal científico de acesso gratuito a todos, possibilitando ao utilizador a verificação da veracidade da notícia através de palavra-chave.
- Promoção de palestras e ações de sensibilização e formação para os alunos do 1º ciclo e séniores.
- Seleção e divulgação de sites de notícias mais fiáveis sujeitos a um processo de veracidade.