PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Gandarela, Celorico de Basto


Exposição de motivos
Fake News . O impacto da desinformação na democracia, é o tema da edição deste ano do Parlamento dos Jovens, um tema atual, pertinente e da maior importância cívica, política e social.
Vivemos numa sociedade mediática que se por um lado trouxe consigo novas oportunidades, trouxe também novos estímulos que desafiam o ser humano e a sua capacidade de distanciamento e racionalidade face ao universo virtual. As redes sociais tornaram-se o novo espaço público, onde todos podem participar livremente. Porém, essa liberdade não passa de uma utopia contemporânea. Não é neste espaço público que a democracia se extingue, mas é neste espaço público que se abre caminho a um role de possibilidades capazes de enfraquecê-la, como as fake news.
Os números impressionantes de partilha de notícias falsas nas redes sociais apontam para um problema ainda maior: a falta de visão crítica das pessoas no meio digital. Deste modo, aumenta a necessidade de divulgar ainda mais este tema. A Sociedade não se pode excluir de educar os nossos cidadãos no sentido de estarem mais atentos a este fenómeno que cada vez mais invade as nossas vidas. E neste sentido, a escola tem um papel primordial na formação de jovens responsáveis e com sentido crítico.
Todos temos um papel a cumprir na defesa da democracia!


Medidas Propostas
  1. Realização de ações de sensibilização junto da população com o intuito de informar e ajudar as pessoas a terem conhecimento do que são as "fake news" e como devem distinguir a informação real da falsa.
  2. Verificação da veracidade da informação transmitida. Assim, uma das medidas seria a criação por parte do governo português de um grupo de trabalho responsável pela avaliação das fontes de informação/notícias e responsabilização das plataformas digitais relativamente à partilha de conteúdos/informação falsa.
  3. Reconhecida a importância da presença das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no currículo, deveria fomentar-se anda mais, no Domínio da Cidadania Digital, as aprendizagens relacionadas com a capacidade de compreender o mundo digital que nos rodeia, a capacidade de intervir nele de forma crítica, ativa e formativa.
    Só assim podemos ter Jovens capazes de desempenhar um papel ativo no combate à desinformação e defesa da democracia.