PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Fragoso, Barcelos


Exposição de motivos
A crescente digitalização da sociedade e dos serviços e o desenvolvimento da Inteligência Artificial são realidades cada vez mais presentes na vida das pessoas. Um dos fenómenos que se tem observado nos últimos anos é o crescente aparecimento e difusão de notícias falsas. Trata-se de uma realidade disruptiva que afeta a vida das pessoas em sociedade, o conhecimento, a ciência e, até, a própria democracia. É por isso necessário implementar medidas que reduzam o risco de proliferação e circulação de notícias falsas.
Considerando que as notícias falsas se combatem, sobretudo, com educação, conhecimento e cultura;
Considerando ainda que as empresas tecnológicas devem ser chamadas à responsabilidade e assumir o seu papel no surgimento e difusão de notícias falsas;
Considerando, finalmente, que os regimes democráticos têm um papel de regulação de conteúdos informativos e digitais,
O Agrupamento de Escolas de Fragoso propõe as medidas que a seguir se apresentam como forma de combate à desinformação.


Medidas Propostas
  1. Incluir a problemática das notícias falsas nos conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento, fornecendo aos alunos instrumentos para distinguirem e identificarem notícias falsas.
  2. Criar incentivos para as grandes empresas tecnológicas desenvolverem ações de combate às notícias falsas e, simultaneamente, aplicar coimas a notícias falsas que promovam o ódio, o racismo, a xenofobia e que divulguem factos científicos e políticos comprovadamente errados.
  3. Criação de um site para notícias seguras e confiáveis, que reúna notícias de vários sites ou canais, para disponibilização universal.