PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Vale do Este, Arnoso - Santa Maria, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
Século XXI, ano 2022: o tema das fake news é mediático, mas a desinformação sempre existiu. Mas esta é a razão pela qual existem jornalistas e comunicação social: para as combater.
Com a evolução da Internet, as fake news têm ficado mais disseminadas, e com o surgimento da COVID 19, estas começaram a ganhar mais força, tornando-as num problema cada vez mais sério.
Há estudos que confirmam que Portugal é um dos países onde os cidadãos, entre os 16 e os 74 anos de idade, mais confiam na veracidade de notícias e informações obtidas online. Por isso, no nosso entender, deve-se investir na verificação das notícias divulgadas, através da literacia digital dos seus cidadãos e, mais especificamente, no recetor da mensagem que deve verificar antes de a partilhar.
A rapidez do surgimento da desinformação é mais célere do que a aplicação das leis em vigor, sendo natural que muitas pessoas sejam ludibriadas. Assim, as nossas medidas vêm reforçar a aplicação contínua da legislação sobre as fake news.


Medidas Propostas
  1. Reportar sites que tenham notícias falsas, ou seja, criar a possibilidade de marcar um site como inverídico, tornando assim possível a sua análise por especialistas.
  2. Criar uma App (aplicação) que verifique a veracidade das notícias publicadas e explicação dos porquês.
  3. Dinamizar mais sessões públicas de esclarecimento sobre fake news, nos meios de comunicação social e/ou redes sociais.