PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Ribeira do Neiva, Vila Verde


Exposição de motivos
O termo fake news ou notícias falsas entrou no nosso quotidiano nos últimos anos com a utilização em massa das redes sociais. No entanto, esta realidade não é de agora, sempre foi usada para a partir de mentiras divulgar “verdades” que são disseminadas principalmente nas redes sociais e nos meios de comunicação social chegando a uma vasta população como verdades absolutas, como fatos e acontecimentos reais.
A criação de notícias falsas tem como objetivo criar boatos, enfatizar um pensamento, reforçar uma ideologia, prejudicando determinados grupos, instituições, pessoas.
As notícias falsas são criadas através de utilização de sites obscuros e de interesses pouco transparentes que chegam aos utilizadores como noticias verdadeiras, sendo difícil combatê-las dada a quantidade de notícias falsas que são disseminadas e consumidas por todos nós.
Neste sentido, cabe a todos nós e sobretudo ao poder politico ter uma intervenção muito assertiva e mecanismos para combater a divulgação e disseminação de noticias falsas, até porque ao descurar esta vertente está a deixar a porta aberta a grupos, a interesses políticos, económicos e outros de espalhar a suas ideologias, que têm como substância o ódio, a discriminação e sobretudo a desinformação.
Também, nós como consumidores de notícias e como utilizadores das redes sociais devemos ter sempre o cuidado de como lemos e interpretamos as notícias, devemos sempre ter uma perspetiva critica e procurarmos sites e meios de comunicação credíveis em que o contraditório existe e são baseadas em fatos e no saber científico.
Deste modo, outro aspecto é a importância da educação, uma população letrada é menos permissiva às noticias falsas, porque tem uma capacidade interpretativa da realidade maior. A sua informação não depende apenas de uma notícia ou de um titulo sensacionalista, procura outras fontes de informação.
Por isso propomos as medidas abaixo indicadas.


Medidas Propostas
  1. Criação de um centro de cibersegurança na escola de forma a permitir identificar as notícias falsas.
  2. Criação nas escolas de uma rede de verificadores de factos (fact- checkers), no sentido de combater a desinformação.
  3. Criação de projetos nas escolas que defendam a liberdade de expressão e combatam a desinformação.