PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Prado, Vila Verde


Exposição de motivos
A desinformação é o termo usado para definir qualquer tipo de conteúdo e ou prática que contribua para o aumento de informação falsificada, não validada ou pouco clara/ transparente e/ ou para afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade.
Todos podem ser afetados! Há vários exemplos de pessoas e empresas que sofreram inúmeras consequências devido às notícias falsas.
As notícias falsas podem causar um grande impacto com consequências graves na reputação de uma pessoa ou empresa, causando complicações não só económicas, mas também, pessoais e psicológicas.
Muitas vezes é difícil contornar as Fake News, mas cabe a cada pessoa ou empresa, o poder de travar a desinformação.
Através das nossas medidas pretendemos combater e travar a desinformação com que nos deparamos constantemente.
Com a nossa primeira medida, pretendemos criar um certificado similar aos certificados SSL/TLS (cuja obtenção é paga). O nosso objetivo é criar um que incite a que o site é seguro e mostre um sinal gráfico, como o conhecido cadeado, mas este certificado não seria pago. Os sites poderiam enviar um pedido de certificação, que seria analisado por especialistas. Isto criaria postos de trabalho e promoveria o consumismo no navegador que utilizasse esta medida. O preço é a confiança.
Na nossa segunda medida, pretendemos também criar um site em que fosse possível denunciar Fake News. Pessoas com dúvidas sobre determinada notícia poderiam ver se já alguém a denunciou como falsa. Para prevenir possível desinformação, o site seria verificado com regularidade
Decidimos aproveitar a nossa segunda medida de forma a criar uma secção no site, que permitisse passar informações sobre a importância da privacidade a que cada pessoa tem direito, para que cada um deixe de se preocupar com a vida das outras pessoas levando, deste modo, a que as Fake News deixem de ser “alimentadas” e vão perdendo força.


Medidas Propostas
  1. Criar um certificado de fidelidade de informação.
  2. Criar um site oficial de denúncias.
  3. Sensibilizar/educar para o direito de cada um à privacidade.