PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica das Taipas, Caldas das Taipas, Guimarães


Exposição de motivos
1ª Medida - Ações de proximidade com palestrantes que incluam vítimas reais de Fake News e especialista da área.
Esta medida irá ser benéfica pois é uma forma de debater com as pessoas o que as fake news podem causar na vida do ser humano. Desta forma temos como ideia trazer vítimas das fake news e especialistas da área para explicar que elas podem arruinar a vida de uma pessoa. Nestas ações de proximidade queremos explicar às pessoas como não se tornar uma vitimas das mesmas, explicar como se pode ver se a informação é credível e segura. Para além de dizer que não se deve praticar a publicação de fake news, pretendemos tentar ter opiniões do público de como amenizar das fake news no nosso país.

2ª Medida - Campanhas de sensibilização através dos meios de comunicação social e em espaços públicos.
Com as campanhas de sensibilização nos meios de comunicação social e até mesmo nos lugares públicos, pretendemos avisar as pessoas a não caírem nas fake news que andam pela internet, explicar que não devem confiar em tudo que leem nas publicações. A nossa meta com esta medida é sensibilizar o povo ao criarem fake news, com isto fazendo minimizar as publicações das mesmas.

3ªMedida - App Anti-Fake News, onde se confirme a credibilidade /segurança da fonte para futura denúncia.
Com a criação desta app Anti-Fake News, pretendemos que seja mais fácil ver se a informação que está a ser lida é credível e segura. Desta forma as pessoas não iram cair tão facilmente nas fake news, como isso acontecerá? A pessoa irá copiar o link da publicação colocar na aba de credibilidade e segurança e ver se essa notícia é real ou não, após isso, se a notícia for falsa automaticamente as pessoas por trás da app irão apagar essa publicação.


Medidas Propostas
  1. Ações de proximidade com palestrantes que incluam vítimas reais de Fake News e especialista da área.
  2. Campanhas de sensibilização através dos meios de comunicação social e em espaços públicos.
  3. App Anti-Fake News, onde se confirme a credibilidade /segurança da fonte para futura denúncia.