PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto


Exposição de motivos
Plataformas digitais, redes sociais dominam na sociedade atual. Há uma imensa procura na internet por conteúdos e as “Fake News”, como notícias sensacionalistas e que apelam ao lado emocional, circulam cada vez mais rápido e chegam a um maior número de pessoas. Medidas, campanhas de prevenção e de combate são urgentes para combater a desinformação, começando pelos mais jovens, futuros cidadãos de amanhã.


Medidas Propostas
  1. Divulgar, através de palestras, de anúncios e de outros meios os casos de vítimas das “Fake News “para sensibilizar a população de que elas existem.
  2. Criação de um ícone de sites fiáveis para que, quando as pessoas estão a navegar na internet visitem apenas sites que tenham a sinalização de que conterão apenas notícias verdadeiras.
  3. Criar workshops, presenciais e online, campanhas de sensibilização através de panfletos, de anúncios nas redes sociais e na televisão e da colocação de placares e publicidade nas escolas com determinados passos e dicas para ajudar a detetar as “Fake News”.