PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Gualtar, Braga


Exposição de motivos
As medidas da Escola Básica de Gualtar têm como objetivo geral e primordial sensibilizar e despertar nos jovens o interesse, o gosto pela defesa de problemáticas, temas da atualidade, especificamente, o das Fake News, da desinformação, promovendo, globalmente, uma cultura cívica e uma formação integral dos alunos, dando-lhes ferramentas, formação sustentada, que depois seja direcionada para a ação e, assim, os jovens terem um papel proativo, interventivo na sociedade. Defendemos que a formação é o melhor antídoto, arma contra a desinformação. Quanto mais esclarecidos, quanto mais conhecimentos, ferramentas, competências tivermos, mais aptos estaremos para detetar e combater as Fake-News, a desinformação. Nós, jovens, somos criativos, empreendedores e interventivos. Trabalharemos, em grupo, em trabalho colaborativo com os nossos pares, professores e funcionários no escrutinio de notícias falsas; consideramos vital para a nossa literacia científica sobre a temática em análise, a luta pelo incorporar nos currículos das disciplinas de Cidadania e TIC as Fake-News, o que são e como as combater e defendemos criação de mecanismos que detetem notícias já veiculadas,às vezes, há muito tempo, que mais tarde são usadas, detorpadas e postas ao serviço da desinformação.
O mundo está em constante mutação, o que era válido num minuto, no seguinte já não o é; as novas tecnologias, as redes sociais abrem-nos janelas para o mundo e fazem com que tudo entre pela nossa casa, instantaneamente e quase sem pedir licença. É, pois, funadamental, desde cedo, estarmos aptos a perceber o que nos rodeia, a saber filtrar, a saber valorizar e a acreditar e defender o que realamente importa, o que é verdade e o que pode contribuir para melhorar a nossa vida, a vida de todos, construindo uma sociedade mais informada, justa, verdadeira, equitativa, proativa, próspera e sábia.


Medidas Propostas
  1. Criação grupos de trabalho/reflexão, nas escolas, constituídos por alunos, professores e auxiliares da ação educativa, que exponham eventuais notícias falsas - fake-News.
  2. Introdução nos programas das disciplinas de Cidadania e TIC das Fake-News.
  3. Criação de mecanismos, como programas, aplicações que detetem notícias anteriormente veiculadas e que sejam usadas, mais tarde, descontextualizadamente, contribuindo para a desinformação, as fake-News.