PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Carlos Amarante, Braga


Exposição de motivos
O combate à desinformação é um dos grandes problemas com que nos debatemos nos nossos dias. Esta questão assumiu uma maior dimensão quando fomos confrontados com situações em que a desinformação foi utilizada em processos eleitorais realizados em países democráticos e, principalmente, na situação de pandemia motivada pelo COVID 19 em que temos vivido nos últimos anos, confundindo as pessoas.
- Com a nossa primeira medida defendemos que a educação é a base para que as pessoas não acreditem em tudo o que vêm na internet, nas redes sociais e também para que estas não publiquem notícias falsas que levem à desinformação. As campanhas de sensibilização, principalmente junto dos jovens nas escolas, permitirão a tomada de consciência para o perigo da desinformação. Nas escolas, o tema será abordado nas disciplinas de TIC e Cidadania e Desenvolvimento, com mais profundidade e obrigatoriedade, bem como a realização de palestras onde se fale abertamente sobre o assunto em questão.
- Segundo alguns estudos, as fake news espalham-se 70% mais rápido que as notícias verdadeiras e alcançam muito mais gente. A nossa segunda medida visa o desenvolvimento de ferramentas como, por exemplo, um chat em que várias pessoas possam discutir a veracidade das notícias publicadas e trabalhem em conjunto para combater a desinformação.
- Relativamente à nossa terceira medida, deveria existir uma função obrigatória de verificação de uma notícia antes desta ser publicada nos servidores de busca e aplicações onde as notícias podem ser partilhadas. Assim, quando um cidadão publicasse uma notícia na internet esta seria de imediato encaminhada para uma plataforma de verificação.


Medidas Propostas
  1. Sensibilizar os jovens através de campanhas, para o perigo da desinformação, abordando o assunto nas escolas.
  2. Incentivo ao desenvolvimento de ferramentas para combater o problema da desinformação, não só por parte do Estado, mas principalmente pelas próprias redes sociais.
  3. Criação de uma plataforma de verificação de notícias (P.V.N.)