PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Guimarães


Exposição de motivos
A sociedade está interligada digitalmente e apresenta um avanço tecnológico muito rápido, permitindo maior comunicação, independentemente do lugar geográfico (“Aldeia Global”). Mas se também é maior a comunicação e a compra de produtos online, a qualidade da informação a que acedemos é cada vez mais importante, pois dela tomámos importantes decisões e opiniões. Assim, o jornalismo pode corresponder com adequação aos diferentes conteúdos noticiosos em websites específicos. Além disto, é necessário que a informação seja confiável e, com a criação de guia (revisto anualmente), por parte de especialistas, dará as ferramentas necessárias às pessoas para saber como lidar com a temática das Fake News. Um outro aspeto é a capacidade de, um utilizador, atribuir uma caraterística às notícias, nomeadamente em termos de fiabilidade e confiança na mesma. Embora possam surgir comentários a denunciar a mesma, considerámos ser mais responsável, útil e prático, essa informação surgir no início da página.


Medidas Propostas
  1. Criar uma assinatura digital que certifique que um conteúdo noticioso foi revisto por, pelo menos, dois jornalistas com carteira profissional, antes de ser publicado.
  2. Criação de um manual base online, com conteúdos e ferramentas necessárias para prevenir as Fake News e suas influências.
  3. Dar capacidade a utilizadores de moderar uma determinada informação, como denunciar a informação ou assinalar como Fake News.