PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Pevidém, Guimarães


Exposição de motivos
1. Considerando que todos os meios de comunicação para publicar seja o que for, tiverem de obter uma licença regularmente, as suas publicações serão mais fiáveis.
2. Considerando que as pessoas são mais sensibilizadas dos perigos da Internet quando abordam o assunto com outras pessoas, a formação de uma equipa local para o efeito pode facilitar o combate às fake news.
3. Considerando que a televisão pública pode chegar a todas as idades, com o apoio governamental, pode criar um programa diário, de horário fixo e de curta duração, onde alerta as pessoas para a existência de notícias falsas ou outros perigos da internet.


Medidas Propostas
  1. Todos os meios de comunicação social, sejam em suporte papel ou digital, devem ter uma licença para publicar notícias, a renovar obrigatoriamente de 5 em 5 anos, sob pena de multa.
  2. Criação de uma equipa de voluntários, financiadas pelo governo, que vai ao encontro das pessoas para as alertar da existência de notícias falsas e outros perigos da internet.
  3. Criação, por parte do governo, de um programa de curta duração, diário e fixo que passe na televisão pública, também com versão infantil, que instruía todas as pessoas no combate às fake news e outros perigos da internet.