PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as Fake News podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensa-mento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários.
Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das Fake News, e suas consequências podem ser desastrosas.
  Achamos que a forma mais efetiva de diminuir os impactos das Fake News é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande media.


Medidas Propostas
  1. Criar uma extensão/software que permita classificar certos artigos como verdadeiros ou falsos e que contenha regularmente um controlo com especialistas.
  2. Desenvolver uma aplicação para que os consumidores de uma certa página possam fazer denúncias de desinformação e até completar o conteúdo disponibilizado.
    Para acompanhar esta medida, sugerimos a implementação de um espaço em cada site que terá as mesmas funções da aplicação. No caso de um site ser muito denunciado, a Entidade Reguladora da Comunicação Social, deverá instaurar um processo-crime aos autores da mesma.
  3. Sensibilizar/alertar as pessoas para os perigos das Fake News e bloquear os sites não fidedignos, em ambiente escolar, espaços públicos e com a terceira idade.