PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora, Guimarães
Exposição de motivos
A desinformação, ou as fake news podem gerar problemas de todos os tipos, tanto individuais quanto coletivos. Uma informação falsa, pode levar alguém a cometer graves erros e falsas suposições. Devemos, portanto, manter alerta o nosso sentido crítico. Se uma notícia é muito bombástica, é melhor desconfiar. Antes de compartilhar uma notícia, temos a obrigação de verificar, se ela foi dada por alguma fonte de confiança, um veículo jornalístico sério, ou se foi referendada por um especialista da área. Além disso, há uma série de sites que vão verificando os boatos, que têm feito um excelente trabalho e devem ser consultados. Quando nos deparamos com uma notícia duvidosa, não devemos dizer simplesmente “é falso”, mas sim procurar as evidências. Se todos nós fizermos isso, estaremos a evitar dissabores e a não cometer erros que podem trazer consequências graves. Tudo isto, torna-se de relevante importância em ambiente escolar, onde um boato, ou uma informação errada, pode criar sérios problemas, que podem facilmente ser mitigados, se nos certificarmos da veracidade das mesmas. Todos temos o dever de apenas transmitir a verdade, sob pena de sermos presos numa teia de mentiras que pode acarretar problemas, por exemplo de cariz psicológico. A escola deve ser um lugar de verdade e transparência, que só assim contribui para um ambiente salutar de partilha e de crescimento dos nossos alunos como cidadãos responsáveis e atentos. Daí a pertinência deste tema e de serem desenvolvidas estratégias para que estes lemas sejam conseguidos.
Medidas Propostas
- Criação de uma aplicação para todos os tipos de telemóveis, que funcionaria como polígrafo. O objetivo, é que seja uma aplicação de ajuda e consulta para toda a comunidade educativa.
- Criação de um site, somente português, com o intuito de todos se sentirem confortáveis e seguros ao pesquisarem no site, pois todas as publicações seriam revistas e controladas.
- Criação de um Jorna Digital, que pretende ser mais acessível, pois hoje em dia o uso das novas tecnologias é mais frequente. Assim a sua aquisição seria mais facilitada, para todos. Ele também serviria para combater as Fake News, pois apresentaria sempre a fonte das informações.