PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Le Rocquier School


Exposição de motivos
As redes sociais tornaram-se o meio ideal para espalhar rapidamente uma notícia, sendo que muitas vezes é difícil diferenciar entre o que é real, um erro não intencional ou uma notícia deliberadamente falsa.
Assim, o Governo deve investir mais do que até agora tem feito em projetos ao nível da literacia digital. Desta forma, conseguiremos reforçar o pensamento crítico acerca da desinformação e melhorar a capacidade dos jovens, especialmente os adolescentes, a serem mais resilientes contra a desinformação online.
Assim, consideramos que as seguintes recomendações são as mais válidas para o combate das “Fake News”:


Medidas Propostas
  1. O governo deve investir mais em pequenos vídeos apelativos e guias sobre como detetar notícias falsas, assim como em newsletters. Estes vídeos, guias e newsletters seriam utilizados por professores e educadores bem-preparados e aptos a contribuir para a melhor literacia digital das crianças e jovens portugueses.
  2. O governo deve financiar mais projetos universitários que visem capacitar a população em geral para um melhor conhecimento sobre como diferenciar “Fake News” de notícias verdadeiras.
  3. Medidas híbridas de combate às fake News que façam uso da inteligência artificial e da análise humana para monotorizar a atividade dos social media no Facebook, Twitter, YouTube e outras plataformas. Essas medidas híbridas podem ser concretizadas na criação de uma task-force composta por plataformas tecnológicas, pela sociedade civil e por académicos de forma a que se tome medidas coletivas para remover barreiras e melhorar a literacia dos media nas pessoas.