PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária de Machico
Exposição de motivos
“Considera-se desinformação toda a narrativa comprovadamente falsa ou enganadora criada, apresentada e divulgada para obter vantagens económicas ou para enganar deliberadamente o público, e que seja suscetível de causar um prejuízo público…” (Artº6, alínea 2, Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, Lei n.º 27/2021, de 17 de maio de 2021, que dá cumprimento ao Plano Europeu de Ação contra a Desinformação).A realidade das notícias falsas não é uma problemática dos dias de hoje. No entanto, atualmente, deparamo-nos com a grande facilidade e rapidez com que as mesmas se espalham através das redes sociais e sítios da web. A democratização no acesso às redes de comunicação digitais e a possibilidade de partilha da informação permitem multiplicar pequenas mentiras e transformá-las em verdades, até porque há quem diga que “não há fumo sem fogo”. Neste sentido, é fundamental desenvolver o espírito crítico e consciencializar para as consequências do ato de partilhar notícias, que podem ser meras opiniões. Por outro lado, quem de forma repetitiva e deliberada o fizer, deve ser punido por estar a causar prejuízo público.
Medidas Propostas
- Introduzir, no grupo de temas obrigatórios de Cidadania e Desenvolvimento (Grupo I), o tema “Literacia Mediática/ Desinformação”, de modo a sensibilizar e alertar o público jovem para os riscos e efeitos da partilha de informação falsa, bem como divulgar estratégias de identificação da veracidade da notícia e os mecanismos existentes para denunciar notícias falsas.
- Maior monitorização das redes sociais pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e, consequentemente, maior divulgação das consequências aplicadas aos autores de notícias falsas: suspensão temporária ou definitiva da conta nas redes sociais, bloqueio de perfis falsos, suspensão da carteira profissional, pagamento de multas.
- Aumento de campanhas publicitárias por parte do Estado, com figuras do mundo artístico, desportivo, político e/ou outras, alertando para a importância do espírito crítico aquando da partilha de notícias nas redes sociais e suas consequências.