PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol


Exposição de motivos
A desinformação é uma realidade da sociedade do século XXI, resultado da globalização e da utilização das novas tecnologias. Com a Internet foram criadas as condições para o surgimento de uma prática de comunicação em rede, a qual proporcionou um espaço de expressão livre onde qualquer informação pode ser partilhada. O meio online é propício para a rápida divulgação da informação, fidedigna ou não, devido à facilidade de acesso, as notícias conseguem alcançar um grande número de pessoas.
Assim surge uma grande preocupação sobre a disseminação de notícias falsas. Uma notícia falsa, por mais inocente que possa parecer, é sempre prejudicial, pois induz ao erro e contribui para a desinformação da população. As consequências das Fake News são tão graves que podem colocar vidas em risco ou prejudicar a sua saúde. Muitas vezes é difícil contornar as Fakes News, mas é da responsabilidade de cada um parar com a desinformação.
Desta forma, e conscientes de que esta questão necessita ser minorado o máximo possível, apresentamos as três seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Realizar campanhas de sensibilização junto da comunidade escolar para alertar para desinformação e a disseminação de notícias falsas.
  2. Dinamizar uma plataforma oficial na Internet com especialistas que identifiquem a veracidade dos documentos.
  3. Criar formas de penalização a quem criar notícias falsas.