PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica 23 do Caniçal


Exposição de motivos
As Fake News, não sendo uma novidade, vêm atingindo proporções cada vez mais globais num mundo em rede característico do século XXI, afetando quase indiferenciadamente, todas as pessoas que, em algum momento das suas vidas, exercem cargos e/ou profissões que implicam exposição ao público, como é o caso dos políticos, atores, cantores e outras, com graves consequências para a sua vida familiar e social.
Muitas Fake News são propagadas de modo pouco consciente, ou mesmo inconsciente, por parte dos utilizadores das redes sociais, de todas as idades, muitas vezes sem intenção de maldizer ou difamar, mas apenas por pura ignorância ou falta de consciência sobre o impacto das mesmas na vida pessoal e social dos visados e/ ou até na situação política de cada país.


Medidas Propostas
  1. Priorizar o conteúdo das Fake News, no tema “Educação para os Média”, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e/ou tornar o tema um conteúdo de trabalho obrigatório de trabalho, na componente de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Sensibilizar os mais idosos, em Lares, Centros de Dia e Universidades Séniores, através de palestras, conferências e outras ações que promovam uma maior consciencialização desta faixa etária para o problema das consequências da desinformação no uso das redes sociais.
  3. Organizar campanhas publicitárias audiovisuais, com transmissão nos canais públicos de audiovisão, com depoimentos de vítimas das Fake News – políticos, atores, cantores – no sentido de consciencializar os utilizadores das redes sociais para a importância da análise e reflexão crítica das notícias antes de as partilhar e espalhar.