PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Engenheiro Manuel R. Amaro da Costa, São Teotónio, Odemira
Exposição de motivos
Projeto de recomendação.1 . Exposição de motivos.
Estamos num tempo de pandemia. A política partidária e as movimentações sociais são terreno fértil para a existência de boatos, meias verdades e mentiras. O progresso tecnológico facilita a sua disseminação e a grande utilização da internet, sites e redes sociais fazem chegar essas “Fake News” com maior rapidez a todos os indivíduos. Torna-se necessário legislar no sentido de evitar males menores e não provocar na população, ansiedade, angústia e má informação. Nesse sentido, os deputados da Escola EB 2,3 Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa, de São Teotónio, propõem três medidas para prevenir e proteger os indivíduos das Fake News. Como dizia um participante elas sempre existiram desde que há humanos e sempre existirão. Outro, avançou mesmo a ideia que a única maneira de acabar com as Fake News seria acabar com a internet.
Medidas Propostas
- Formação/informação de toda a Comunidade Escolar sobre “Fake News”. Os alunos nas aulas e os restantes membros da Comunidade através de Ações de Formação.
- Legislar no sentido de criar uma “Agência Polígrafo” que tem como objetivo tirar dúvidas aos utilizadores de sites, redes sociais, sobre determinadas notícias ou “posts”.
- Adaptar e aplicar à internet a legislação em vigor para a comunicação social.