PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Engenheiro Manuel R. Amaro da Costa, São Teotónio, Odemira


Exposição de motivos
Projeto de recomendação.
1 . Exposição de motivos.
Estamos num tempo de pandemia. A política partidária e as movimentações sociais são terreno fértil para a existência de boatos, meias verdades e mentiras. O progresso tecnológico facilita a sua disseminação e a grande utilização da internet, sites e redes sociais fazem chegar essas “Fake News” com maior rapidez a todos os indivíduos. Torna-se necessário legislar no sentido de evitar males menores e não provocar na população, ansiedade, angústia e má informação. Nesse sentido, os deputados da Escola EB 2,3 Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa, de São Teotónio, propõem três medidas para prevenir e proteger os indivíduos das Fake News. Como dizia um participante elas sempre existiram desde que há humanos e sempre existirão. Outro, avançou mesmo a ideia que a única maneira de acabar com as Fake News seria acabar com a internet.


Medidas Propostas
  1. Formação/informação de toda a Comunidade Escolar sobre “Fake News”. Os alunos nas aulas e os restantes membros da Comunidade através de Ações de Formação.
  2. Legislar no sentido de criar uma “Agência Polígrafo” que tem como objetivo tirar dúvidas aos utilizadores de sites, redes sociais, sobre determinadas notícias ou “posts”.
  3. Adaptar e aplicar à internet a legislação em vigor para a comunicação social.