PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Castro Verde


Exposição de motivos
A pertinência da temática " Que estratégias para combater a desinformação" e a discussão sobre a mesma levou à opção da formulação de três medidas com abordagens distintas nas suas intervenções, nomeadamente: uma estratégia de carácter nacional (público em geral), definindo meios oficiais que sustentam o apoio ao cidadão; uma estratégia centrada na educação, considerando a importância do papel da Escola na formação de crianças e jovens e, por último, uma estratégia dirigida ao poder autárquico, por este ser o poder mais perto do cidadão e, por esse facto, mais conhecedor dos efeitos nefastos da desinformação na comunidade local.


Medidas Propostas
  1. A criação de uma plataforma oficial, a ser usada por qualquer cidadão, que valide notícias/informações que possam oferecer dúvidas da sua veracidade.
  2. A criação de um conteúdo obrigatório sobre “desinformação” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desde o 1º ciclo do ensino básico.
  3. A criação de Conselhos Municipais de Informação, com representantes de diferentes organismos (saúde, educação, segurança pública, ambiente, etc...) que monitorizem e desenvolvam ações de sensibilização sobre (des)informação junto da comunidade local.