PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB 2,3 de Arrifes


Exposição de motivos
Medida 1:
A legislação pode ser um modo de controlo das redes sociais e, também, uma forma de obrigar as mesmas a limitar a publicação de fake news. A existência desta aplicação pode fazer com que cada pessoa pense nas notícias que partilha e faça uma seleção, reduzindo a publicação de noticias falsas.

Medida 2:
A comemoração deste dia poderá ser uma forma de consciencialização da necessidade de controlo das fake news e poderão desenvolver-se atividades de controlo das mesmas.

Medida 3:
É importante que todas as pessoas estejam informadas sobre as fake news, de modo a poderem agir de forma correta face às notícias falsas. Sendo as escolas e juntas de freguesia locais de extrema relevância e influência na sociedade, são os locais adequados a ações de sensibilização da comunidade.


Medidas Propostas
  1. Criar legislação que obrigue as redes sociais a terem uma aplicação que elimine, automaticamente, as notícias que não sejam de fontes fidedignas.
  2. Comemorar o dia mundial de combate às fake news.
  3. Promover ações de sensibilização sobre como se podem identificar e combater as fake news, nas escolas e nas juntas de freguesia.