PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico


Exposição de motivos
É fundamental despertar nos alunos o espírito critico, essencial para que haja uma utilização responsável do ciberespaço., deste modo cabe à Escola promover iniciativas de sensibilização e facultar instrumentos e recursos para promover as competências digitais fulcrais.
Também a nível governamental, poder-se-ia desenvolver estratégias que dessem origem à penalização dos responsáveis pela criação e divulgação de notícias falsas, pois esse tipo de notícias é muito prejudicial à sociedade em geral.
Ao nível das empresas da tecnologia, é evidente a necessidade de se criar e desenvolver tecnologias que garantam a fiabilidade das informações transmitidas através das redes sociais, permitindo que a confiança nesses meios de comunicação possa ser cada vez maior.


Medidas Propostas
  1. A nível do ministério da educação: criar um currículo padronizado da educação noticiosa através de iniciativas/cursos que promovam a educação para a cibersegurança.
  2. A nível do governo central: punir e excluir do ciberespaço aqueles que produzem notícias falsas, manipulando as convicções da opinião pública.
  3. A nível das empresas de tecnologia: desenvolver um "plugin" ou solução equivalente de classificação através da atribuição de graus de confiança.