PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Manuel Azevedo da Cunha


Exposição de motivos
As consequências da desinformação são extremamente gravosas, principalmente numa sociedade cada vez mais globalizada e dependente da circulação de informação no momento. A massificação do uso das redes sociais e de aplicativos de circulação de informação de utilização livre permite que qualquer pessoa ou grupo manipule informação escrita ou imagens com o objetivo de enganar e manipular opiniões ou afastar os cidadãos da realidade fatual. Perante este cenário, é urgente que se desenvolvam estratégias de combate para atenuar um problemas que afeta a todos. É imperativo que combatemos a desinformação.


Medidas Propostas
  1. Abordagem obrigatória desta temática/problema em todos os ciclos do ensino básico, com atividades adequadas ao nível etário.
  2. Realização de campanhas de sensibilização para a população mais vulnerável, como idosos ou população com menores níveis de instrução e formação. Campanhas efetuadas através de workshops, palestras, campanhas institucionais nas redes sociais, bem como do financiamento da ação dos "influencers" para as camadas mais jovens.
  3. Ferramentas de personalização e recomendação de notícias verdadeiras. Estas podem estar associadas aos motores de busca através da personalização de buscas por canais oficiais certificados ou através da atribuição de "selos de veracidade" por parte das entidades detentoras das redes sociais.